05 novembro 2008

Rio cachoeira

Há muitos anos, antes do fechamento do canal do Linguado para a construção da estrada que dá acesso à ilha de São Francisco do Sul, no início do século 20, existia um tráfego de embarcações que chegava a Joinville navegando pelo Linguado. Os barcos ancoravam no porto que existia no local onde hoje funciona o Mercado Público. Há muitos anos, antes do fechamento do canal do Linguado para a construção da estrada que dá acesso à ilha de São Francisco do Sul, no início do século 20, existia um tráfego de embarcações que chegava a Joinville navegando pelo Linguado. Os barcos ancoravam no porto que existia no local onde hoje funciona o Mercado Público.
O rio atualmente é vítima do esgoto reside
ncial e industrial que o mantém completamente poluído. A municipalidade está investindo em estações de tratamento, porém com quase nenhum resultado. Joinville, construída quase ao nível do mar sente o efeito das marés e chuvas freqüentes, e existem problemas constantes de inundações em alguns afluentes, como o Bucarein, Mathias, Jaguarão e Itaum, atingindo parte central da cidade.
Segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), em seu relatório sobre
as bacias hidrográficas de Joinville, para se ter uma idéia, existem 4.316 empresas consideradas como potencialmente poluidoras instaladas próximas a rios em Joinville.


Rio Cachoeira

Fonte: Gazeta de Joinville.

Nenhum comentário: