05 novembro 2008

Sustentabilidade.


Ultimamente muito se fala sobre su
stentabilidade, meio-ambiente, desenvolvimento sustentável, mas o que significa tudo isso?


Sustentabilidade é
um conceito relacionado à continuidade que abrange diversos pilares de uma sociedade.
“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.”
Essa foi a definição proposta pelas Nações Unidas no “Nosso Fórum Comum” publicado em 1987.


SUSTENTAR É PRESERVAR!


Viver no conceito de sustentabilidade nada mais é do que aproveitar tudo que o presente oferece, mas sem deixar de pensar no futuro. Se você usa, você tem que repor.



Quem é o homem-ecológico?


É necessário se voltar uns 150 mil anos atrás e verificar que já fomos homens-físicos quando nos movíamos pelos nossos instintos, já fomos homens-emocionais quando incorporamos o subjetivo à nossa rotina e já fomos homens-racionais quando descobrimos a razão e a lógica. Hoje somos homens-sociais; vivemos para aperfeiçoar as relações humanas. Isto, entretanto, não é o suficiente se quisermos que nossos netos possam beber um copo de água pura daqui a 50 anos. O homem-ecológico será aquele que conseguir, sem sacrifício, agir no cotidiano sentindo-se parte e não gestor de seu habitat. Ele reconhecerá em todas as manifestações vitais - ar, água, animais, e plantas - os mesmos direitos que hoje atribui apenas aos seres humanos.


Fontes: Bbel

Eco Terra Brasil



Nenhum comentário: