04 novembro 2008

Clima, vegetação e temperatura de Joinville.

Clima: O clima da região é classificado como úmido a superúmido, mesotérmico, com pouco ou nenhum déficit de água, apresentando três subclasses diferentes, devido às características geomorfológicas.


Temperatura: A temperatura média no período de1996 a 2001 é de 22,71º C, sendo a média das máximas 32,38º C e a média das mínimas 13,04º C.


Vegetação: A vegetação da região de Joinville pode ser classificada, de uma forma geral, como Floresta Ombrófila Densa, parte integrante do domínio da Floresta Atlântica. Este tipo de vegetação, que assume tipologias diferenciadas, de acordo com as características climáticas e edáficas da região, cobria originalmente quase a totalidade da extensão do município.
A Floresta Atlântica caracteriza-se pela grande variedade de espécies (biodiversidade), formando uma vegetação densa e exuberante, que atinge altura superior a 30 metros.
No estrado médio aparece o palmiteiro (Euterpe edulis), espécie muito comum, sendo uma das características mais marcantes desse ecossistema, juntamente com um grande número de plantas epífitas, como as bromélias e orquídeas.



Fonte: Defesa Civil.